quinta-feira, 29 de novembro de 2012

                                     Refino do petróleo

A primeira etapa do refino, consiste na destilação fracionada que é feita na Unidade de Destilação Atmosférica, por onde passa todo o Óleo cru a ser refinado. O Óleo préaquecido penetra na coluna ou torre de fracionamento que possui uma série de pratos. O petróleo aquecido sobe pela coluna e à  medida que vai passando pelos pratos sofre condensação, separando-se em diversas frações.


Craqueamento ou pirólise (cracking):
Como a produção de petóleo não crescia no mesmo ritmo do mercado consumidor, foram realizados estudos no sentido de melhor aproveitamento dos resíduos, levando a indústria ao craqueamento térmico.

Alquilação:
Moéculas pequenas de alcanos e alcenos (resultantes do craqueamento) se juntam, originando moléculas maiores, produzindo mais gasolina.

 

Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS)

Planejamento estratégico da Petrobras
Dados de 2008


                         Perfuração


O primeiro método de perfuração consistia em escavar a terra.
Para alcançar maiores profundidades, o método mais rápido de perfuração é o rotativo

Em geral um poço é perfurado verticalmente. Pelo método rotativo, a coluna de perfuração, tendo na ponta uma broca, vai penetrando no solo. Em determinados intervalos retiram-se amostras que vão sendo analisadas no decorrer da operação. Algumas vezes a perfuração é feita de maneira direcional para debelar um incêncio ou controle de jorro de petróleo.
A 4000 metros de profundidade, em camadas de rochas sedimentares, o poço sofre uma pressão de mais de 400 atmosferas (400 kg por cm2 ).Para equilibrar a pressão interna com a externa é injetada no poço uma mistura especial de lama - argila e água - que vai sendo despejada à medida que a sonda se aprofunda.

                      

                              Tipos de petróleo


Petróleo Brent
Petróleo produzido na região do Mar do Norte (Europa), provenientes dos sistemas de exploração petrolífera de Brent e Ninian. É o petróleo na sua forma bruta (crú) sem passar pelo sistema de refino. 

Petróleo Light
Petróleo leve, sem impurezas, que já passou pelo sistema de refino.

Petróleo Naftênico
Petróleo com grande quantidade de hidrocarbonetos naftênicos

 Petróleo Aromático
Petróleo com grande concentração de hidrocarbonetos aromáticos.

 

Química do Petróleo

Fórmula base: C8H18

                       

                                             



                            Origem

Diversas teorias tentam explicar a origem do petróleo. Atualmente, a mais aceita entre os geólogos é a de que seja oriundo de substâncias de natureza orgânica. 


   


                          Prospecção


 Primeiro poço de petróleo (1859)

 Segunda metade do século XIX – aproveitamento do petróleo a nível industrial – Tittusville, pelo Coronel Edwin L. Drake.
 O poço tinha a profundidade de 21 metros e foi perfurado por uma broca que perfurava pelo sistema de bate-estaca. Sua produção era de 19 barrís (3 metro cúbicos/dia).






 Uma das primeiras utilizações do petróleo foi como combustível, principalmente na iluminação, substituindo o óleo de baleia.
 Como era muito inflamável o petróleo passou a ser refinado em alambiques, obtendo-se assim, o querosene.
 Com a invenção dos motores de explosão e a diesel (1887), as frações do petróleo que eram desprezadas, passaram a ter novas aplicações.

                         Uso do petróleo


De acordo com a Bíblia, foi usado na Torre de Babel e na Arca de Noé como asfalto, para sua impermeabilização. Além disso, uma descoberta arqueológica, efetuada há alguns anos atrás, revelou indícios do emprego do asfalto, no século IV, como material de construção de cidades.

Torre de Babel

Arca de Noé





segunda-feira, 26 de novembro de 2012

                            O petróleo


O petróleo é um líquido oleoso, cuja cor varia segundo a origem, oscilando do negro ao âmbar. É encontrado no subsolo, em profundidades variáveis (podem haver acumulações tanto a poucos metros da superfície terrestre, quanto a mais de 3 mil metros de profundidade) e é muito rico em hidrocarbonetos (HC).




                            Historia do Petróleo

* Era conhecido do homem há 4 mil anos a.C.

* Foi descrito por Plínio em sua História Natural e, segundo Heródoto, grande historiador do século V a.C, Nabucodonosor usou o betume como material de liga na construção dos célebres jardins suspensos da Babilônia.